O Castramóvel foi uma das primeiras demandas que abraçamos em 2019, no início do mandato do deputado Sanderson. Como apaixonados por animais, conhecemos bem a realidade enfrentada em Santo Ângelo, onde a proliferação de cães, especialmente em áreas de baixa renda, é alarmante. Em colaboração com ONGs e protetores, percebemos a urgência de um projeto que ajudasse a controlar essa situação.
A ideia era simples: equipar a prefeitura com um veículo especializado que permitisse a uma equipe veterinária se deslocar até os bairros mais carentes e realizar castrações gratuitas, evitando assim que pessoas de baixa renda precisassem arcar com esses custos ou se deslocar até o centro da cidade. Esse projeto nasceu da necessidade de atender aqueles que, por falta de recursos, não tinham como controlar a reprodução dos seus animais.
Desde o início, nossa missão foi levar esse serviço até as comunidades periféricas, facilitando o acesso ao cuidado animal. Hoje, a prefeitura conta com um castramóvel fixo, mas nossa visão sempre foi de uma estrutura móvel, que levasse esse cuidado até onde ele é mais necessário, atendendo de forma direta e eficiente aqueles que mais precisam.